Logo-galesco

As principais modalidades de seguros e os pontos que você deve se atentar no momento de realizar esse tipo de contrato

O setor de seguros está em uma fase de crescimento exponencial no Brasil. Isso porque, se você possui um carro, a única certeza que pode ter é que, uma hora, ele irá quebrar! Ou pelo menos entender que todos os dias nós estamos sujeitos à acidentes de trânsito, acidentes domésticos, acidentes de trabalho, enfim, qualquer ocasião pode envolver danos aos nossos bens ou à nossa vida! Por isso, trouxemos aqui as principais modalidades de seguros e os pontos que você deve se atentar no momento de realizar esse tipo de contrato.

Ter um seguro – ou mais de um – é muito importante e necessário, é claro que dependerá da necessidade de cada pessoa, mas entender a existência deles e programar qual faz mais sentido para você e sua família é primordial.

Confira abaixo, as principais modalidades de seguro existentes e no que se atentar em cada uma.

Seguro veicular

Os seguros que costumam possuir maior aderência, por impactarem de forma mais direta no dia a dia das pessoas, são os de veículos.

É o seguro mais conhecido entre as pessoas e também o mais usual.

Para este seguro, vai o nosso alerta: fique atento às pequenas cláusulas! Entenda a fundo todas as coberturas que a empresa oferece. Além da cobertura contra acidentes, que acontecem diariamente tanto nas estradas quanto nas cidades do país, o ideal é que a apólice também cubra roubos, furtos e enchentes

Seguro residencial

É uma proteção ao imóvel e seu cálculo baseia-se no valor da estrutura física e/ou bens que estejam dentro da residência. Os preços e coberturas irão depender do que o segurado escolher no momento da contratação da apólice. Pode ter coberturas básicas ou mais amplas, de acordo com as necessidades e escolhas do contratante.

A cobertura básica relaciona-se a incêndios, queda de raios e explosões, bem como certas consequências ocasionadas pelo sinistro como custos com combate ao fogo, desmoronamentos, entre outras.

Seguro de vida

É uma das modalidades de seguro mais conhecidas, e sua contratação é recomendável para pessoas de todas as idades. Na apólice a cobertura pode incidir sobre acidentes e/ou doenças, e é preciso ficar atento quanto a isso. Se a cobertura prevista na apólice for contra acidentes, não haverá indenização no caso de doença, o que faz com que seja conveniente a contratação contra ambos os riscos.

Em caso de morte do segurado, seus familiares serão indenizados pela seguradora, uma proteção contra a ausência que pode significar uma grande ajuda contra as dificuldades que a falta do provedor pode gerar.

O artigo 765 do Código Civil, estabelece que o contrato de seguro deve ser norteado pelo princípio da boa-fé por ambas as partes, desde o início da sua execução até a sua conclusão, desta forma, para economizar tempo e, principalmente, dinheiro, você não deve esquecer que está contratando algo para um cenário futuro.

Lembre-se que o contrato de seguro não é um contrato de adesão e todos os seus termos podem e devem ser discutidos no momento da contratação, desta forma, não tenha receio de questionar as cláusulas, pois, após a assinatura da apólice, é sempre mais difícil esclarecer eventuais pontos que poderiam ter sido revistos antes.

Ressaltamos que o presente artigo se destina a fins exclusivamente informativos, por isso, sempre que necessário, procure uma assessoria jurídica preventiva, pois uma revisão contratual pode evitar problemas futuros e garantir uma boa relação entre as partes.