- 20/01/2023
- galesco_site
- 0
Inovações tecnológicas que impactam o mercado securitário
Ainda que o mercado de seguros se mostre conservador em alguns aspectos, gradativamente vem sendo impactado pelo uso da tecnologia e suas inovações. As inovações tecnológicas, que impactam o mercado securitário, trazem benefícios para as seguradoras, corretoras, clientes e profissionais da área.
Trouxemos hoje um pouco sobre algumas tecnologias que estão presentes nesse processo de desenvolvimento.
Como a maioria das empresas, as seguradoras necessitam de dados para realizar os seus processos internos e o uso potencial da tecnologia assume um papel importante quando falamos em gestão inteligente de dados e transformação de seu processamento proporcionados, por exemplo, pelo uso do Machine Learning e da Inteligência Artificial para a entrega de soluções rápidas.
A IA possibilita a geração de análises exatas com base em uma grande quantidade de dados a fim de definir objetivos seguros e eficazes de acordo com as tendências do mercado securitário e, além de realizar esses processos de forma mais rápida, ela pode auxiliar em diversas práticas preventivas, como:
- A identificação de atividades fraudulentas;
- O aperfeiçoamento da experiência do cliente e;
- Na definição mais assertiva de preços e serviços conforme o perfil do segurado.
Outra ferramenta importante para o crescimento da tecnologia no mercado de seguros são as Insurtechs, startups direcionadas ao mercado de seguros que fornecem produtos e serviços tecnológicos que proporcionam, dentre outras vantagens, a otimização dos processos, consequentemente, mais eficiência na gestão estratégica de dados, evitando custos ao segurado e oportunizando maior lucro para a seguradora.
O Open Insurance é outro instrumento inovador, segundo a Susep, Open Insurance “é a possibilidade de consumidores de produtos e serviços de seguros, previdência complementar aberta e capitalização permitirem o compartilhamento de suas informações entre diferentes sociedades autorizadas/credenciadas pela Susep, de forma segura, ágil, precisa e conveniente. Para entregar esses benefícios ao consumidor, o Open Insurance operacionaliza e padroniza o compartilhamento de dados e serviços por meio de abertura e integração de sistemas”. (clique aqui)
Basicamente, o Open Insurance, Sistema de Seguro Aberto, é o compartilhamento de dados, autorizados pelo usuário, entre empresas, através de uma única ferramenta, para a oferta de produtos e serviços mais adequados e aderentes ao perfil do cliente inserido no mercado de seguros.
Desta forma, podemos concluir que o mercado securitário está alerta às tendências tecnológicas e, à medida que as regulamentações permitem maior flexibilidade, o setor busca otimizar tudo o que o engloba.
É um cenário promissor, uma vez que o avanço tecnológico contribui para o desenvolvimento de novos produtos e serviços mais personalizados e aderentes para os consumidores, profissionais e empresas do setor.
Lembramos que este artigo destina-se exclusivamente a fins informativos e orientamos que, caso tenha problemas relacionados aos seus direitos, procure sempre as orientações de um profissional especializado.