A Black Friday e os aspectos da LGPD - Galesco Advogados

A Black Friday e os aspectos da LGPD

A maior campanha de promoções do mundo está se aproximando e se as empresas não se preparem, o prejuízo pode ser grande! Por isso, trouxemos aqui algumas questões acerca da Black Friday e os aspectos da LGPD. Confira.

Ao realizarem compras online, é comum que os consumidores forneçam os seus dados pessoais para as lojas e a LGPD tem como principal objetivo parametrizar o tratamento dessas informações pelas empresas.

Caso queira saber mais, no link a seguir, falamos sobre os princípios dessa lei (clique aqui)

Mas qual o vínculo entre a Black Friday e os aspectos da LGPD?

Aqui, iremos abordar algumas medidas básicas e preventivas que as empresas, principalmente, as de e-commerce precisam aderir durante a Black Friday, pois, agora, além de observar as regras do Código de Defesa do Consumidor, os lojistas também precisam atentar-se à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais.

Dados pessoais fornecidos em compras.

Ao realizar o cadastro em um site para efetuar uma compra, o consumidor deve estar ciente de como os seus dados serão utilizados, podendo acessá-los, editá-los e excluí-los da plataforma a qualquer momento.

Para que esses dados sejam tratados de forma que garanta a segurança e integridade dos usurários, seguindo os trâmites de LGPD e evitando que os órgãos fiscalizadores encontrem possíveis irregularidades, é importante que a empresa:

  • Analisem se as políticas de privacidade no site estão atualizadas de acordo com a LGPD;
  • Se não há um exagero na quantidade de informações solicitadas para a realização do cadastro no momento da compra;
  • Que o termo de consentimento esteja disponível para que o consumidor autorize o recebimento de propagandas, seja via e-mail, WhatsApp, SMS etc.;
  • A base dos dados recebidos no site em dias de promoção não deve ser repassada sem a autorização do titular ou ficar suscetível ao acesso de terceiros.

E ai, sua empresa está dentro dos parâmetros adequados para iniciar as campanhas de Black Friday?

Lembramos que este artigo se destina a fins informativos e, para que a sua empresa fique segura e livre do risco de multas e processos, não só na Black Friday, mas durante o ano todo, o ideal e que uma equipe de especialistas seja sempre consultada!

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